O chef de cozinha Rolex Atalaia, conhecido pela elaboração de pratos experimentais, acabou de lançar uma cerveja própria. Totalmente gourmet, esta é a primeira cerveja não líquida, e servida na forma de espuma. Rolex falou em uma coletiva de imprensa sobre a sua criação.

-Busquei fazer uma releitura de receitas de cerveja em forma de desconstrução. Usando redução de xarope de malte, óleo virgem de lúpulo e leveduras rústicas, alcancei uma textura de espuma. Não foi fácil, eu tentei primeiro usando clara em neve misturada com farinha de malte e chá de lúpulo, mas ficou com muito butírico. Acredito que a versão final ficou perfeita – afirmou o chef.

A novidade já pode ser encontrada no restaurante Som (chamado assim por aliar a experiência gastronômica também à audição, explorando mais os sentidos), que pertence ao Rolex Atalaia. Servida em copo de shot, essa é a primeira cerveja feita para ser consumida com colher, e também como prato principal. Outra curiosidade é que, por ser prato principal, a cerveja em forma de espuma harmoniza com outras bebidas. Quem quiser tentar fazer em casa, pode encontrar a receita na revista Afazeres da Mesa, famosa por ensinar a diferença entre Pilsen e Lager.

Anúncios