A fim de coibir a proliferação desenfreada de harmonizações clichê em datas festivas, o Departamento Mais Sommeliers (DMS) anunciou hoje que serão proibidas as recomendações de harmonização de Stouts (assim como Porters e Imperial Stouts) com chocolates na Páscoa.

O DMS adiantou que a mesma iniciativa poderá ser tomada em relação à combinação de chocolate branco com Fruit Beer/Sour de frutas vermelhas, caso os abusos continuem.

Os profissionais que forem flagrados orientando clientes a realizarem estes tipos de harmonização podem ter o diploma cassado após inquérito por uma comissão disciplinar.

-É um absurdo isso que está acontecendo, o público já não aguenta mais as mesmas sugestões, entra ano, sai ano. Na melhor das hipóteses, tentam gourmetizar sugerindo chocolate com 87,4% de cacau da Bahia – afirma o diretor do DMS, José Dias Cetil.

Blogueiros cervejeiros também estão se mobilizando contra a prática – ainda que anonimamente pra não perder as bocadas livres.

-Começando o mês de março que vem uma enxurrada de releases todos com dez alternativas de combinação de chocolate com Stout ou Porter, e de chocolate branco com Fruit Beer/Sour de frutas vermelhas. Como vou fazer um post com cinco, seis çomeliês dizendo a mesma coisa??? Assim num dá – reclama um jabaz… digo, blogueiro de renome internacional.

Anúncios