A história da cerveja é recheada de palavras difíceis com origens obscuras. Para ajudar você, pequeno gafanhoto, a aprender um pouco mais dessa milenar bebida e passar menos vergonha no Sommelier da Depressão, resolvemos explicar um pouco da origens de alguns termos cervejeiros.

Brassagem

O verbo brassar, usado no Brasil para definir o processo de mashing, foi criado por nosso advogado Murilo Beltramoney durante um evento da Acerva Campinas. Tem suas origens do inglês brass, em referência às conexões de latão usadas por cervejeiros caseiros no Brasil.

Whirlpool

Na Inglaterra do século XII, não havia uma forma rápida de resfriar as produções de cerveja, o que levava os cervejeiros a construirem grandes piscinas onde eram imersos os barris carregados de mosto quente, até que atingissem a temperatura de fermentação. O cervejeiro Whirl Smith descobriu que, se ficasse no meio da piscina girando no meio dos barris, o movimento ajudava na mudança de temperatura. O método, batizado Whirl Pool, em pouco tempo se propagou por toda a escola inglesa.

Lager

As disputas entre escolas cervejeiras era muito corriqueiras no início do século XVII, principalmente entre Alemanha e Inglaterra. A escola que produzisse o maior volume dominaria o território europeu. Os alemães, em sua campanha, adotaram o termo Larger, buscando sempre utilizar fermentadores maiores. Com o tempo, o idioma alemão acabou corrompendo o termo para Lager, como são conhecidas suas cervejas até hoje.

Ale

Esse é um dos termos mais controversos na história da cerveja, pois os historiadores ainda não chegaram a um consenso.
A primeira proposta é que o termo é de origem francesa, com origem na época que os concursos de cerveja tinham torcida durante o julgamento. A torcida francesa gritava “Ale le Bleu”, incentivando sua seleção, mas sempre perdiam para as cervejas inglesas. Com o tempo, os ingleses adotaram o termo Ale para suas cervejas, como forma de provocação aos franceses.
Outra alternativa, mais antiga ainda, é que Ale é uma homenagem ao Alexandre Magno, famoso Rei da Macedônia, que apelidado de Ale, praticava altas fermentações no terraço de sua casa.

Lambic

Lambic estilo originário do antigo império Brasileiro. Nascido nos engenhos de cana, onde se fazia cachaça, a cerveja de com cana de açúcar era conhecida como Alambique. Ela se tornou azeda depois das longas viagens em barris descobertos para a Bélgica, onde lá o nome se derivou pra Lambic porque o povo local achou que os brasileiros diziam “Aaaaah Lambic”, quando bebiam a cerveja.
Anúncios