Conforme já desinformamos aqui no Cervejonalista,  cães farejadores foram convocados para o corpo de jurados do FBC (Festival Biriteiro da Cerveja). Rigorosamente treinados para detectarem aromas de Milk Sout, Pastry Stout, NE IPA e outros hypados mais, esses cães despertaram a ira de sommeliers que antes ocupavam 100% das mesas de jurados, e agora precisaram se contentar com apenas 10% das vagas. Nesta terça-feira pela manhã um grande protesto foi realizado por estes profissionais na frente da Vila Germânica

-Não vamos aceitar essa substituição infundada. Além de deixar muitos colegas de fora, esses cães estão confundindo os jurados humanos que ainda participam do evento. Já confundi avaliações e pedi para trocar de súmula três vezes por causa do cheiro de xixi que ficou no ambiente – desabafou Clarimundo Armadilha, um dos poucos sommeliers ainda presentes na competição.

A organização do evento argumentou que 10% de presença humana é um número satisfatório para o concurso.

-Considerando a destreza sensorial desses cães, a presença humana precisa dar conta apenas de jogar bolinha e fazer cócegas na barriga dos demais juízes após o final dos trabalhos. Notamos inclusive que os cães já estão super ambientados com os hábitos dos sommeliers humanos, uma vez que fazem cara de pidão quando querem cerveja. É uma gracinha. – afirmou Amanda Reinheitsgebot Escrito Errado, organizadora do festival.